28 março 24
Marcas

Bebiana Rocha

Elas na ITV: Marita Moreno, a mulher dos sete ofícios

Marita Setas Ferro, designer e fundadora da marca Marita Moreno, é uma eterna curiosa e a prova viva de que na vida não se pode parar. Nascida em Moçambique, desde cedo teve influência artística por parte dos pais. Formou-se em Escultura pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.

Depois disso, lecionou durante uma temporada, passou também pelas áreas de consultoria, mas desde 2015 que se foca no design de moda e na sua marca sustentável e vegan de acessórios. Nesta entrevista deixa claro que “devemos estar sempre à procura de qualquer coisa melhor”.

 

Como descreveria o papel da mulher na ITV/indústria da moda?

As mulheres tiveram historicamente um papel fundamental e preponderante na ITV e na Indústria da Moda e ainda mantêm esse papel. As mulheres constituem cerca de 70% sendo o motor da ITV – é uma indústria onde reconhecemos a sua capacidade de trabalho, de inovação, de dedicação, de criatividade e de resiliência. Na área criativa são muitas as marcas em que as mulheres desempenham cargos cruciais como empresárias, designers, modelistas, costureiras. No entanto, esta alta percentagem não corresponde à percentagem maioritária de cargos de liderança (com cerca de 15%), sendo que muitas vezes continua a existir disparidade salarial entre homens e mulheres.

 

 Que vantagens há em ser mulher na ITV/indústria da moda?

E se perguntarmos que vantagens há em ser mulher, no geral? Há imensas vantagens, sendo que a indústria da moda trabalha na sua maioria para o consumidor feminino, a compreensão das mulheres do tipo de consumidora é mais intuitiva e mais assertiva. A mulher tem um posicionamento muito mais abrangente e perspicaz, o que ajuda muito na forma como resolve os problemas duma forma mais eficaz, tem também uma maior compreensão para as mulheres que são seus pares. A capacidade da mulher ver o panorama geral e não se focar num só problema é também muito mais eficiente quando se trabalha na indústria.

 

Que mulheres a inspiram na ITV/indústria da moda?

São tantas as mulheres que me inspiram… todas as que trabalham na ITV e lutam todos os dias para que o seu trabalho seja melhor que no dia anterior, que se desdobram em múltiplas funções para que os resultados sejam os melhores, que não param e querem sempre mais para progredirem na sua carreira, as que ajudam as suas colegas de trabalho a serem mais capazes…

 

Alguma recomendação para jovens mulheres que estejam a entrar no mercado de trabalho?

Que não tenham medo de mostrar a sua opinião, que sustentem sempre as suas opções na qualidade do seu trabalho, que sejam unidas e tolerantes e acima de tudo que trabalhem em equipa para um bem maior, pois uma equipa de mulheres é imbatível!

Partilhar