07 março 24
Arte Têxtil

Bebiana Rocha

Marita Moreno nas celebrações da mulher 50 anos depois

Marita Setas Ferro, fundadora da marca Marita Moreno, vai participar nas comemorações dos 50 anos do 25 de Abril com uma uma exposição no Museu de Espinho, onde colocará um ‘Coral luminescente’. A inauguração da exposição ’50 anos, 50 mulheres, 50 dias’ acontece esta sexta-feira, dia 8 de março, pelas 17h30.

Sendo o Dia da Mulher, Marita Setas Ferro explica que “todas as peças constituintes desta escultura têxtil são realizadas por mim, com o ponto básico de crochet, quer em círculo que depois se transformam tridimensionalmente numa colete e nos elementos circulares, quer em linha que é trabalhado também em ponto básico de crochet e que resulta nos elementos mais longos da composição”, descreve a designer, em declarações ao T Jornal.

A criativa pega assim em técnicas tradicionais e dá-lhes um novo folgo que resulta num “confronto entre as técnicas e a inovação da forma, da estética, das texturas e da cor”. Apesar de vir no seguimento das anémonas que tem criado, este coral destaca-se pela incorporação de uma luz interior, pensada para figurar num local mais escuro. A ideia com este acrescento é criar “um ambiente introspetivo e mágico e de certa forma permita a imersão das pessoas no fundo do mar”, continua.

Relativamente à escolha de materiais, Marita Setas Ferro diz que os fios são escolhidos criteriosamente e “conjugados segundo cores, texturas e espessura para se obter um resultado de grande contraste ou de ton sur ton mais harmonioso”. Esta figura, que promete despertar sensações de prazer visual e táctil estará exposta até 27 de abril no Fórum de Arte e Cultura de Espinho.

Partilhar