07 julho 23
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PV IV: Wonder Raw nasceu para tapar um buraco

A Wonder Raw detetou um nicho de mercado ainda por preencher, constituído por novos artistas, designers ou influencers que queriam lançar uma marca e testar o mercado mas não o faziam, afugentados pelas elevadas quantidades mínimas – nunca menos que 450/500 peças – que as fábricas exigem para aceitar uma encomenda.

E investiu 6,5 milhões de euros para tapar esse buraco na oferta. “Podemos fazer menos mas nesse caso o preço dispara, para diluir os custos de tingimento e estamparia”, esclarece Luís Oliveira o CEO desta startup, com centro de gravidade em Barcelos, que está no mercado desde o início do ano.

Equipada com uma estamparia digital, a Wonder Raw compra fora, a parceiros exclusivos, as operações de tingimento e os bordados, enquanto que a confeção fica a cargo por conta da casa, o grupo Becri.

A oferta está limitada a cinco artigos – t-shirts, sweats, hoodies, shorts e sweat pants – que a Wonder Raw tem em stock, em modelo unissexo e todos os tamanhos, prontos a estampar e tingir à vontade do freguês.

Este modelo de negócio garante um lead time médio de duas semanas, três no máximo, entre a encomenda e a entrega, e permite ao cliente uma total flexibilidade na personalização e customização do produto, que até na cor é total.

“Se o cliente quer as 50 peças em azul bebé leva as suas 50 peças em azul bebé”, conta o CEO da Wonder Raw, acrescentando que terem uma estamparia digital altamente sustentável (dispensa pré e pós estampagem) é fundamental para conseguirem um lead time tão competitivo.

Os serviços disponibilizados contemplam a etiquetagem e embalamento das peças, bem como pequenas tarefas de embelezamento, e podem alargar-se ao seu armazenamento, picking ou dropshipping.

“A nossa proposta de valor é dirigida a quem quer testar o mercado, antes de escalar, oferecendo uma gestão de risco e de stocks. O cliente pode também corrigir o tiro, alterando a cor ou o desenho numa repetição”, explica Luís Oliveira.

A sustentabilidade e a qualidade são duas preocupações da Wonder Raw. As peças são confecionadas em algodão 100% orgânico e a sua gramagem – 180 gr no caso das t-shirts e 340 gr nas sweats – conferes-lhes a possibilidade de serem usadas durante todo o ano.

A ambição da Wonder Raw não se esgota no mercado interno – “Estamos a exportar para a Espanha e Inglaterra – e abrange também marcas já instaladas, que queiram fazer um teste a ver se resulta a um novo tingimento, acabamento ou desenho.

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