18 agosto 21
Indústria

T

Vietname tem um terço das têxteis fechadas pela pandemia

A nova vaga de infeções por Covid-19 está a paralisar grande parte das fábricas têxteis do Vietname, fundamentalmente pelo bloqueio das cadeias de logística mas também pela falta de vacinação. A Associação de Têxteis e Vestuário do Vietname calcula que já estão paradas pelo menos um terço das empresas e que a situação se vai prolongar no tempo.

O presidente da VITAS – Associação de Têxteis e Vestuário do Vietname, Vu Duc Giang, calcula que a paralisação vai fazer com que muitas das pequenas e médias empresas afetadas não terão fundos para apoiar os funcionários no retorno ao trabalho. Nesse sentido, pediu ao primeiro-ministro vietnamita medidas de apoio e também para acelerar o processo de vacinação dos trabalhadores ou apoiar as empresas exportadoras na compra de vacinas para os seus funcionários.

A cobertura de vacinação na indústria têxtil e de vestuário do Vietname ainda é relativamente baixa, especialmente nas províncias do sudoeste e sudeste, onde se concentra grande parte das empresas. De acordo com a VITAS, as cadeias de abastecimento do sector estão atualmente interrompidas em cerca de 90%.

A associação estima que valor das exportações da indústria têxtil e do vestuário poderá cair cerca de um quinto, e Vu Duc Giang receia que os atrasos nas entregas poderão levar ao cancelamento de boa parte das encomendas, o que vai inevitavelmente afetar o setor no longo prazo.

Depois da China e da União Europeia, o Vietname chegou no ano passado à posição de terceiro maior exportador mundial de vestuário, ultrapassando o Bangladesh. Os dados da Organização Mundial do Comércio mostram que as exportações de vestuário do Vietname no ano passado foram de 29 mil milhões de dólares, representando uma quota de por 6,4% das exportações mundiais.

Partilhar