27 julho 22
Indústria

T

Vietname aumenta exportações de moda em mais de 20%

Nos primeiros seis meses do ano, o Vietname aumentou as suas exportações de moda para a União Europeia em 37,5%, para valores próximos dos dois mil milhões de euros. No mesmo período, o aumento das exportações para os Estados Unidos foi de 22,7%.

Em termos gerais, o Vietname aumentou suas exportações têxteis e de vestuário em 20,8% nos primeiros seis meses do ano, para os 3.190 milhões de dólares, o que determina que a prevista diminuição da exposição aos produtores asiáticos não passou de mera intenção.

O Vietname também aumentou as suas exportações de vestuário e têxteis para o Japão e Coreia do Sul, com aumentos de 6,1% e 9,7%, respectivamente, segundo dados da Vietnam Textile & Apparel Association.

As previsões são de que as exportações aumentem 7,8% no final deste ano, segundo a Euromonitor International – organização que adianta ainda que, nos próximos anos, o país asiático continuará a aumentar as suas vendas de moda e fechará 2023 com uma alta de 6,6%.

Em 2021, o confinamento devido à pandemia afetou cerca de 1,2 milhão de trabalhadores do sector no Vietname e, na mesma altura, os compradores ocidentais compreenderam, ou disseram compreender, que a exposição aos fornecedores asiáticos era um problema com forte impacto. Nesse quadro, decidiram diminuir a exposição aos longínquos fornecedores asiáticos – mas, a ver pelos números, não é isso que está a suceder.

Partilhar