20 setembro 22
Economia

T

Economia do Vietname antecipa forte crescimento

Um crescimento da produção industrial superior a 19% e um aumento das exportações na ordem dos 16% serão as duas principais alavancas de um crescimento do PIB vietnamita – um dos países asiáticos onde se concentra uma parte da indústria têxtil – que deverá chegar no final do aos 7,7%.

A análise é da consultora Crédito y Caución, que recorda que a economia do Vietname foi uma das poucas em todo o mundo que conseguiu evitar uma contração em 2020. “Com uma taxa de vacinação próxima dos 82%, o seu crescimento demonstrou a sua resistência às interrupções da cadeia de fornecimento causadas pelos confinamentos na China”.

Neste contexto, o mais recente relatório divulgado pela seguradora de crédito prevê que os investimentos no país aumentem 12% e que o consumo privado cresça cerca de 7,2%. Em 2023, a previsível debilidade da procura externa da Zona Euro e dos Estados Unidos ou a desaceleração da China vão afetar a evolução do PIB, que abrandará até aos 6,3%.

Embora as pressões inflacionistas tenham aumentado, as previsões apontam para que em 2022 e 2023 a inflação se mantenha abaixo dos 4%. Por outro lado, o Vietname mantém medidas de estímulo no valor de 15.400 milhões de dólares para o período de 2022-2023, com o objetivo de manter a recuperação do seu crescimento. Com um défice de 4% do PIB em 2022, a dívida pública subirá até aos 40% do PIB, mantendo-se em níveis geríveis.

Partilhar