15 novembro 22
Economia

Maria Monteiro

FMI aponta perspetivas globais sombrias para 2023

O Fundo Monetário Internacional (FMI) prevê que o crescimento mundial desacelere de 6% em 2021 para 3,2% em 2022 e 2,7% em 2023. Tirando a crise financeira mundial de 2007 e a fase aguda da pandemia, este é o perfil de crescimento mais sombrio desde 2001.

Apesar de o terceiro trimestre ter surpreendido pela positiva no que diz respeito ao crescimento do PIB em algumas das principais economias, “as divulgações do PMI (indicador que mede a atividade das empresas de vários setores) de outubro apontam para uma fraqueza no quarto trimestre, particularmente na Europa”.

A atividade económica mundial está a passar por uma desaceleração ampla e mais acentuada do que o esperado, com uma inflação em níveis que já não se observavam há décadas, o aumento das taxas de juro para conter a inflação, a crise do custo de vida, o aperto das condições financeiras na maioria das regiões, o conflito armado na Ucrânia e a persistente pandemia de Covid-19, e os confinamentos na China, são alguns dos fatores que pesam muito sobre as perspetivas.

Neste sentido, “as medidas de apoio às famílias e às empresas devem ser temporárias e devem ser mais direcionadas para garantir que os seus custos fiscais permanecem sustentáveis e, isto é crucial, garantir que os preços da energia incentivam um consumo de energia mais baixo”, defende o FMI.

Partilhar