09 janeiro 23
Feiras

Maria Monteiro

China: grandes feiras têxteis de março foram adiadas

O fim da política Covid-zero e as restrições que vários países estão a impor aos viajantes oriundos da China levou a que as feiras têxteis prevista para o próximo mês de março fossem adiadas. O salão de vestuário Chic e o evento de materiais Intertextile são dois exemplos – este último passou de 8 a 10 para de 28 a 30 de março, em Xangai.

Os adiamentos repetem decisão idêntica tomada no ano passado, o que na altura resultou numa forte quebra das encomendas para a indústria chinesa – que contribuiu para o cenário de contração do crescimento que se lhe seguiria.

Dados do gabinete de estatísticas chinês, o NBS, mostravam que a produção industrial da segunda maior economia do mundo cresceu 2,2% em novembro face a igual mês do ano passado, desacelerando fortemente em relação ao ganho anual de 5% observado em outubro. O resultado de novembro ficou abaixo da expectativa de analistas , que previam alta de 3,7%.

Também as vendas no comércio chinês sofreram uma queda anual de 5,9% em novembro, bem maior do que o declínio de 0,5% de outubro. Os investimentos em ativos fixos apresentaram uma expansão de 5,3% entre janeiro e novembro em relação ao mesmo período do ano passado, depois de avançarem a um ritmo de 5,8% nos primeiros dez meses do ano, o que demonstra também o arrefecimento da economia chinesa.

Partilhar