18 novembro 22
Economia

Maria Monteiro

Índia que ser a nova fábrica do mundo do sector têxtil

De acordo com a consultora Morgan Stankley, a Índia, um dos maiores centros produção de têxteis e de matérias-primas para a indústria, poderá superar o PIB da Alemanha e do Japão nos próximos cinco anos e assim tornar-se a terceira maior economia do mundo. O vestuário e moda será um dos sectores mais favorecidos por este ‘boom’.

Em 2021, a Índia lançou vários projetos de aceleração da sua indústria têxtil e de vestuário, com a intenção de duplicar a sua produção e triplicar as suas exportações a médio prazo, de acordo com o ministro da Indústria, Piyush Goyal. Para incentivar esse desenvolvimento, o governo indiano implementará medidas como crédito financiado, empréstimos em moeda estrangeira, novos benefícios fiscais e legislação mais clara sobre o comércio internacional.

“As empresas estão mais interessadas do que nunca em investir no país e o governo quer incentivar isso”, disse Upasana Chachra, economista indiano do banco, citado pela imprensa. Outro objetivo da indústria indiana é multiplicar por dez a produção e exportação de calçados a curto prazo, através de um plano de desenvolvimento para o sector.

A transição energética servirá como um auxílio para o progresso da economia indiana nos próximos anos. O banco estima que dois terços do novo consumo de energia do país virão de fontes renováveis, como biogás e etanol, energia eólica, solar e hidrelétrica, o que permitiria reduzir a dependência da Índia da energia importada.

No entanto, a Índia também enfrenta riscos de longo prazo, como uma recessão global prolongada, potenciais conflitos políticos, escassez de mão-de-obra qualificada e volatilidade nos preços das mercadorias.

Partilhar