16 novembro 22
Economia

Ana Rodrigues

PIB da Zona Euro cresce apenas 0,2% no terceiro trimestre

A economia da Zona Euro desacelerou o crescimento: segundo dados do Eurostat, a região moderou o seu crescimento para 0,2% no terceiro trimestre do ano, o valor mais baixo desde o primeiro trimestre de 2021. No trimestre anterior, a economia dos países da Zona Euro registou uma expansão de 0,8%.

Face ao mesmo trimestre do ano anterior, a economia dos países da Zona Euro registou uma expansão de 2,1%, enquanto a do conjunto da União Europeia registou um aumento de 2,4% – o que significa um abrandamento face aos 4,3% do período entre julho e setembro de 2021.

Entre os Estados-membros, o PIB do Chipre foi o que mais subiu (5,4%), seguindo-se Portugal (4,9%) e a Polónia (4,4%). A Letónia (-0,4%) foi o único país com diminuição do seu PIB, face ao mesmo trimestre de 2021.

Na comparação com o trimestre anterior, a Roménia e o Chipre foram os países da União que registaram o maior crescimento (1,3%), seguindo-se a Polónia (0,9%) e a Suécia (0,7%). Por sua vez, a Letónia registou a maior contração com uma quebra de 1,7%, seguida da Eslovénia (menos 1,4%) e da Hungria e da República Checa (menos 0,4%).

As principais economias europeias também registaram um crescimento moderado. A Alemanha registou um aumento de 0,3% entre julho e setembro, mais duas décimas do que no trimestre anterior, enquanto a França cresceu 0,2% e a Itália cresceu 0,5%.

Tanto na zona euro como na UE, segundo os dados do Eurostat, a taxa de emprego abrandou para 0,2% comparativamente com o aumento de 0,4% no segundo trimestre. Em relação ao mesmo trimestre do ano anterior, o emprego cresceu 1,7% na Zona Euro e 1,5% nos 27.

De acordo com a atualização das previsões económicas, a Comissão Europeia prevê que a Zona Euro entre em recessão no último trimestre de 2022 e no primeiro trimestre de 2023.

Partilhar