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Vestuário técnico e fardamento mostram-se em Paris

Quatro empresas lusas levam por estes dias até Paris uma mostra de têxteis técnicos e funcionais  em equipamentos destinados ao sector da defesa e segurança. A.Sampaio, Axfilia, Latino e Lavoro são as marcas que assinalam a estreia nacional na Milipol, a feira específica para o sector.

Com calendário bianual, a estreia da presença do têxtil portuguesa simboliza a crescente aproximação a um sector que se revela cada vez mais estratégico para as exportações. Nesta que é uma das mais importantes feitas mundiais, são esperados mais de 30 mil visitantes, sobretudo oriundos do universo francófono. A decorrer entre estar terça e sexta-feira (19 a 22 de Novembro), o certamente incluiu, além dos equipamentos e vestuário, as tecnologias de defesa.

Uma vasta gama de artigos em malha para vestuário militar e de forças de protecção é a aposta a Axfilia, empresa que conta já entre os seus clientes a protecção civil francesa ou forças policiais da Suiça e da Holanda.

A gama Protection+ é o destaque da A.Sampaio. “É uma linha composta por malhas funcionais com proteção multirisco. Apresenta caraterísticas como retardante à chama, antimosquitos ou a proteção na vertente electroestática”, explica João Mendes, administrador da empresa de Santo Tirso, que disse partir já com reuniões marcadas com diferentes clientes. “Nesta área o mercado principal é o europeu, embora já estejam reuniões marcadas com clientes de outros continentes”, disse.

No stand da Lavoro, fabricante de calçado profissional, o foco estará nas botas produzidas para as Forças Armadas. “Atualmente exportamos calçado para todo o mundo, mas recentemente tivemos um projecto em colaboração com o exército português, em que fomos responsáveis por produzir uma nova bota oficial, que já está a ser utilizada em missões no Iraque e no Afeganistão”, revela Rui da Silva, Product Manager da empresa. Depois de ter produzido várias versões da bota portuguesa – adequadas a diferentes teatros de operações, consoante as condições meteorológicas – a Lavoro espera na Milipol encontrar novos parceiros para projectos no mesmo âmbito.

A presença das empresas portuguesas na Milipol Paris é uma iniciativa promovida pela Selectiva Moda e pela ATP – Associação Têxtil e Vestuário de Portugal, no âmbito do projecto From Portugal, que visa promover a internacionalização das empresas portuguesas do setor têxtil e moda. O projeto é co-financiado pelo Portugal 2020, no âmbito do Compete 2020 e através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

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