18 maio 22
Comércio

T

Vendas de moda nos EUA com perspetivas de abrandamento

O comércio de moda nos Estados Unidos continua a recuperar: em abril, as vendas registaram um aumento de 8% em relação ao mesmo mês do ano passado. Mas a perspetiva é de abrandamento: em relação ao anterior mês de março, os números de abril registam um crescimento de apenas 0,8%.

Nos primeiros quatro meses de 2022, o aumento foi de 14,9% em relação ao ano anterior. O sector moderou o crescimento das vendas nos últimos dois meses: em janeiro, as vendas registaram uma alta homóloga de 21%, em fevereiro de 30,6%, mas em março o crescimento foi de apenas 7,3%.

Entretanto, a agência de rating Moody’s prevê uma desaceleração do comércio da moda nos Estados Unidos devido à inflação e à crise nas cadeias de abastecimento. A agência reduziu a perspetiva para o comércio de estável para negativa, destacando que o aumento dos preços dos produtos e dos serviços básicos continuará a afetar os gastos dos consumidores. A Moody’s não está otimista.

“Os comerciantes estão a enfrentar a deterioração das condições de negócios à medida que lidam com atrasos nas remessas, escassez de produtos e inflação”, disse em comunicado Christina Boni, chefe do Serviço de Investidores da Moody’s. “Esperamos que as vendas no retalho cresçam entre 2% e 4%, enquanto os lucros operacionais cairão entre 1% e 3% nos próximos doze a 18 meses”, destacou a analista.

Partilhar