09 junho 21
Comércio

T

Comércio de moda continua em dificuldade na Zona Euro

A recuperação do comércio da moda na Europa continua a passar por dificuldades, com as vendas nas lojas especializadas de têxteis, vestuário e calçado a diminuírem 10,5% na Zona Euro em março face ao mês anterior, de acordo com dados da agência de estatística europeia Eurostat. Esta queda, a maior desde novembro, contrasta com a alta de 13,8% registada em fevereiro.

Os primeiros meses do ano foram condicionados por uma nova onda de restrições na Europa e o comércio não pôde ficar-lhe indiferente. O Eurostat fez um balanço de dez mercados da Zona Euro (19 países no total) tendo sido a Bélgica a apresentar uma maior queda: 31% em março e em relação ao mês anterior, seguido pela Irlanda (16,3%).

Do outro lado, apresentando ligeiros aumentos em março relativamente a abril, estão os mercados de Portugal, Noruega e Roménia.

A agência recorda que os confinamentos não sucederam em todos os países da Zona Euro de forma uniforme, pelo que os dados de cada país refletem uma realidade que pode não ser comparável com os seus parceiros do euro grupo. Mesmo assim, a tendência geral é de dificuldade da retoma – apesar das grandes filas que se encontravam às portas das grandes casas comerciais mal cada país optou por desconfinar.

Partilhar