13 janeiro 21
Sustentabilidade

T

Valérius Hub abre circularidade a toda a indústria

Chama-se Valérius Hub e é uma espécie de academia criada com o propósito de expandir os princípios da circularidade e sustentabilidade, agregando num mesmo espaço todos os parceiros do negócio. “É uma montra para a criação de uma comunidade de empresas que assumam a circularidade como modelo de negócio”, disse Jorge Ribeiro, responsável da área de expansão do grupo Valérius.

Com esta nova plataforma, o grupo têxtil baseado em Barcelos pretende “dar às marcas e à indústria que trabalha connosco, e não apenas a têxtil, uma espécie de academia a partir da qual vamos ‘evangelizar’ a circularidade” enquanto opção estratégica de negócio, como explicou ao T Jorge Ribeiro. Ao mesmo tempo, o novo hub da Valérius quer também implicar os seus parceiros na transição digital.

“O objetivo não é propriamente atrair outras empresas”, mas levá-las a considerar que a circularidade é uma opção que vale a pena cumprir na perspetiva de um racional de negócio em alargamento. São já mais de uma dezena as empresas que aderiram ao site – entre elas a RDD, Supercorte, Sartius, Uslab, Ambar e Colmaco, algumas do universo Valérius.

A adesão implica que as empresas presentes no Valérius Hub cumpram métricas de sustentabilidade – o que de algum modo faz com que a sua presença seja uma certificação do cumprimento de objetivos de sustentabilidade e circularidade.

“Somos fabricantes de moda responsáveis”, diz a Valérius Hub – que assim pretende agregar em seu torno uma comunidade de empresas que assumam a circularidade e a responsabilidade social como um instrumento de negócio.

Ver a apresentação do projeto aqui.

Partilhar