05 dezembro 23
Empresas

Maria Monteiro

RDD revoluciona processo de pré-tratamento e tingimento têxtil

A RDD Textiles juntamente com a Pangaia e a MTIX tem trabalhado para eliminar o processo de pré-tratamento húmido através do uso da tecnologia de laser MLSE. O resultado foi um processo de pré-tratamento para o algodão que economiza mais de 87% do uso de eletricidade e 98% do uso de água em comparação com os processos convencionais de pré-tratamento para tingimento.

Para Ana Tavares, da RDD, citada em comunicado, “a tecnologia MLSE irá revolucionar a indústria têxtil, evitando o pré-tratamento húmido dos tecidos, um processo inevitável no tingimento de tecidos, poupando recursos como água, produtos químicos e energia e minimizando custos”.

“Além disso, as equipas RDD e MTIX também estão a trabalhar nos acabamentos funcionais para tecidos de malha, como resistência durável à água (DWR), também uma aplicação possível, com a mesma tecnologia de plasma. Este tipo de acabamento normalmente utiliza produtos químicos nocivos que podem ser evitados com o uso da tecnologia MLSE”, acrescentou.

Apresentada na ISPO, esta abordagem inovadora visa economizar água e energia, bem como processar produtos químicos de forma eficiente. “O tingimento apresenta um dos problemas mais urgentes da indústria, mas ao trabalhar com a tecnologia MLSE demonstramos coletivamente o potencial para melhorar substancialmente a sua pegada, especificamente na fase de preparação do corante. Esperamos continuar este trabalho com MTIX e RDD para impulsionar mudanças nas práticas de tingimento em toda a nossa indústria”, disse a Pangaia em comunicado.

Partilhar