31 agosto 20
Indústria

T

Uruguai aposta na exportação de cânhamo

O Uruguai está próximo de ter a cannabis como um dos seus principais produtos de exportação, após o governo federal do país assinar decretos que facilitam o segmento a escoar o stock que acumula desde 2018. A previsão para 2020 é que os produtos derivados da cannabis gerem mais de 50 milhões de euros em receitas vinda do exterior.

Até 2019, as exportações eram permitidas apenas para a cannabis medicinal, mas agora os uruguaios podem vender para outros países o cânhamo, que é a planta com baixo teor de THC mas com alto valor para a indústria têxtil devido às suas fibras. Além disso, esta matéria-prima também é utilizada na produção de alimentos, óleo e combustível.

A Câmara de Empresas de Cannabis Medicinal do Uruguai (CECAM) estima que as exportações de cannabis medicinal e cânhamo podem atingir 120 toneladas neste ano. Portugal chegou a ser um importante produtor de cânhamo ao longo de várias décadas, mas a matéria-prima acabou por perder a importância económica que assumia – principalmente no século XIX e na primeira metade do século XX. O regresso do cânhamo à produção do setor têxtil poderá significar uma nova vida para a matéria-prima.

Partilhar