18 Outubro 19
Feiras

António Moreira Gonçalves

LMA leva malhas com cânhamo e trigo até aos mares do Norte

Malhas tricotadas com fibras de cânhamo ou num poliéster natural produzido a partir do trigo são alguns dos artigos inovadores que a LMA levou até à Baltic Fashion & Textile, a feira que decorre em Vilnius, na Lituânia. Focada nos mercados bálticos e escandinavos, a feira que abriu portas na quinta e termina este sábado conta com uma representaçao From Portugal que inclui ainda as empresas Realfio, Ridi e Samofil.

“Este é um mercado que já trabalhamos, viajamos já no  domingo para visitar clientes e apresentar estas novidades”, explica Luís Sousa Dias, agente comercial da LMA. Quanto à feira, o representante da empresa de Rebordões, Santo Tirso, destaca o grande fluxo de visitantes: “Estivemos presentes no ano passado, e esta edição está a correr melhor, já fomos visitados por novos clientes”. Um interesse alavancado pelas novidades apresentadas, com destaque para as malhas com cânhamo e para um poliester natural produzido com um polímero extraído do trigo.

Mais clientes é também a constatação por parte da Samofil. “Temos encontrado mais clientes nesta feira do que acontece por vezes em algumas das principais capitais europeias. Está acima das nossas expectativas”, afirma Ana Sacramento, representante da terceira geração da empresa especializada em malhas. Capaz de oferecer um serviço vertical – “apenas compramos o fio, depois somos nós que tricotamos, tingimos e acabamos”– a Samofil regista contactos não só da Lituânia, mas também da Finlândia e da Rússia.

Realfio e Ridi completam a comitiva portuguesa em Vilinus. Representadas pelos irmãos Rita e Diogo Rodrigues, construíram um showcase que conjuga as especialidades das duas empresas. “São dois negócios familiares distintos, na Realfio produzimos linhas de coser, bordar e de calçado, na Ridi somos fabricantes de fechos de vários tipos, como metálicos, espirais ou injectados”, explica Rita Rodrigues.

Para além da afluência de visitantes, a Associação Selectiva Moda, responsável pelo projeto From Portugal, salienta também o facto da feira ser orientada sobretudo para profissionais do sector. Uma realidade notada pelos vários expositores, devido ao genuíno interesse por parte dos visitantes em concretizar negócios.

Promovido pela Selectiva Moda e pela ATP – Associação Têxtil e Vestuário de Portugal, o projecto From Portugal apoia a internacionalização das empresas portuguesas da área da Moda e é co-financiado pelo Portugal 2020, no âmbito do Compete 2020 – Programa Operacional da Competitividade e Internacionalização, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

Partilhar