05 abril 21
Inovação

T

Tearfil lança novas fibras sustentáveis e inovadoras

A Tearfil acaba de lançar no mercado nacional duas novas fibras que se distinguem pelo seu carater inovador, mas também porque assumem preocupações de sustentabilidade que são já uma caraterística imprescindível face às novas tendências dos mercados. E enquanto uma delas tem origem no cânhamo, uma planta com tradição na área têxtil, já a segunda surge diretamente da investigação espacial.

De facto, a tecnologia Outlast foi originalmente desenvolvida para a NASA para proteger os astronautas contra as mudanças extremas de temperatura no espaço. A inovação utiliza materiais de mudança de fase microencapsulados (MPCM) que absorvem proativamente o calor, armazenam-no e libertam-no para um conforto térmico ideal, explica a Tearfil. O produto – exclusivo para a Tearfil em Portugal – tem por isso a capacidade de regular o microclima da pele continuamente.

Ao longo dos anos, a tecnologia Outlast foi desenvolvida para atender ao mercado de consumo e às necessidades quotidianas. As microcápsulas que contêm o material de mudança de fase estão integradas dentro da fibra têxtil usada para fazer as roupas. Os tecidos feitos desta fibra não comprometem o peso ou a maciez quando comparados com outros materiais.

Já a fibra de cânhamo é indicada para usos de têxteis, sendo obtida através do processamento mecânico da parte fibrosa externa do caule da planta. O cânhamo da Tearfil vem da Lituânia e é semeado na primavera e colhido no final do verão quando totalmente maduro. Planta de crescimento rápido que enriquece o solo, interrompe os ciclos de doenças e pragas, e suprime plantas daninhas para as culturas subsequentes, é alimentada por chuva e requer muito poucos químicos. A sua sustentabilidade enquanto produto ecológico está por isso comprovada.

Partilhar