27 agosto 21
Sustentabilidade

T

Região dos Açores olha para a cultivo do cânhamo

Cada vez mais utilizado no têxtil, o cultivo e transformação de cânhamo vai ser analisado nos Açores, num congresso que terá lugar em Outubro, na  Ribeira Grande. O encontro pretende desconstruir possíveis dúvidas e informar o sobre os benefícios e aplicações múltiplas desta planta natural.

O cânhamo é uma planta com baixo teor de THC mas com um elevado valor para a indústria têxtil devido às suas fibras. Entre as vantagens desta planta está o facto de não requerer pesticidas nem produtos tóxicos no seu cultivo, também não é exigente em termos de água. Uma vez transformado em tecido mostra-se respirável, com uma aparência semelhante à do linho e é altamente durável, mais do que o algodão, por exemplo.

O congresso decorre presencialmente na Associação Agrícola de São Miguel e será também transmitido online. Estão confirmados participantes de Portugal, Angola, Estados Unidos, Cabo Verde, Canadá e Itália. Para mais informações contactar a Associação Terra Verde, organizadora do evento.

Recorde-se que Portugal chegou a ser um importante produtor de cânhamo ao longo de várias décadas, mas a matéria-prima foi perdendo importância. É esperado que em 2025 o cânhamo atinja um valor de mercado na ordem dos 26,6 mil milhões de euros.

Partilhar