21 dezembro 22
Sustentabilidade

Maria Monteiro

UBI estuda utilização de corantes naturais para a lã

Focado na produção de plantas tintureiras para a extração de corantes, a UBI concluiu o projeto Go Tinturaria Natural, uma iniciativa dinamizada pelo Grupo Operacional Tinturaria Natural e com coordenação da ADPM – Associação de Defesa do Património de Mértola.

A finalidade era testar a extração de corantes e a sua aplicação no tingimento da lã da ovelha campaniça, pretendendo com isso avaliar a possibilitar de desenvolvimento de produtos naturais inovadores.

A matéria corante obtida foi testada pela Minority Denim, que a aplicou em amostras de tecido multifibra SDC reportando resultados bastante positivos, tanto em termos de cor como de resistência. Apontando para “um mercado que olha para os corantes naturais como um potencial enquanto elemento diferenciador”, as entidades envolvidas propõem-se agora avançar com novos estudos que associem também produtores, indústria e artesãos.

Como principais dificuldades, as conclusões referem a “reduzida informação ao nível da germinação das plantas” com vista à sua produção em escala, que associam também às dificuldades sentidas para “encontrar sementes de plantas em Portugal e mais ainda a sementes com certificação biológica”.

Partilhar