22 novembro 23
Formação

Maria Monteiro

ATP foi à UBI partilhar alicerces sobre caminhos da sustentabilidade

Com o objetivo de promover mais um ciclo de conferências sobre a temática da sustentabilidade, a ATP esteve presente (através da participação de Ana Dinis, diretora executiva) num evento realizado na Universidade da Beira Interior (UBI), onde partilhou alguns insights na mesa redonda em que participou.

Esta iniciativa organizada pela ModaPortugal e Systemic em parceria com a UBI, contou com o apoio institucional da ATP. No debate, Ana Dinis partilhou o seu know-how em algumas questões que foram discutidas: “quais são os grandes desafios para as empresas, como é que tem de ser a postura do mercado, qual é o papel do consumidor, como é que nós devemos comunicar melhor para o consumidor e ainda que dificuldades que ainda existem na reciclagem”, declarou ao T Jornal.

Ana Tavares, CEO da RDD Textiles em representação do Universo Valérius, explorou a transformação da indústria têxtil e a transição para um futuro sustentável no mercado global. Destacou ainda a importância da entrada de novos jovens na indústria e o seu papel crucial no desenvolvimento e otimização do sector.

Questionada sobre o balanço da conferência, a diretora executiva da ATP contou que: “Acho que foi positivo nesta perspetiva de que tivemos visões muito diferentes dos vários intervenientes, desde a consultoria, as instituições, o ensino, as empresas, ou seja foi rico no ponto de vista de opiniões. Ao mesmo tempo também foi rico no sentido de termos um conjunto de universitários que estão prestes a entrar no mercado de trabalho, e por isso existe a preocupação de lhes falarmos dos desafios e das dificuldades mas também partilhar esta vertente mais positivo do que de bom está a acontecer no nosso sector”.

Várias intervenções fizeram-se ouvir neste dia, assim como diversos projetos, nomeadamente o Be@t e o Giatex, que estão a ser dinamizados pelo CITEVE, e do qual a UBI faz parte. Neste sentido, foi feita uma apresentação ao tecido empresarial da região e aos alunos que estavam presentes na audiência, do que era estes projetos e qual o papel da universidade enquanto parceiro. Da parte da tarde, ocorreu ainda um workshop para as empresas de como implementar uma estratégia circular.

Partilhar