26 Fevereiro 21
I&D

T

UBI abre bolsa de investigação na área moda/têxtil

A Universidade da Beira Interior abriu o concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação para estudantes de mestrado ou licenciados em Design de Moda ou Engenharia Têxtil. A candidatura deverá ser submetida até ao próximo dia 3 de Março.

É uma bolsa de investigação que se enquadra no desenvolvimento de uma luva com atuação mecânica de bloqueio e desbloqueio de tendões artificiais, para utilização por pessoas com dificuldades de manipulação de objetos. A bolsa, que é financiada pela empresa Nuada, terá a duração de 12 meses sendo eventualmente renovável por períodos adicionais.

A luva  a ser desenvolvida nos centros de investigação da UBI, na Covilhã, “será capaz de um estado de atuação em que os seus tendões se encontram fletidos e bloqueados, mantendo a mão fechada e permitindo segurar um objeto na mão do utilizador, sem exigir esforço por parte deste; num outro estado, os tendões ficam desbloqueados permitindo à mão recuperar o movimento de abertura e libertar o objeto que segurava”.
Para mais informações aceda ao site da UBI.
Partilhar