07 setembro 21
Deslocalização

T

Turquia ultrapassa a China no fornecimento a Espanha

Com liderança destacada até 2019 como principal fornecedor de vestuário de Espanha, a China já tinha sido ultrapassada pelo Bangladesh e acaba de ceder à Turquia o segundo lugar, segundo indicam aos dados oficiais do primeiro semestre deste ano. São os efeitos da deslocalização e no país vizinho fala-se já numa mudança histórica.

Os dados do Icex, entidade do país vizinho que analisa as importações e investimentos, indicam que foi no primeiro semestre do ano passado que China foi arredada da liderança destacada como principal fornecedor de vestuário. Liderança que acontecia de forma destacada pelo menos desde o ano 2000, o primeiro em que há dados disponíveis do Icex.

Os números são analisados pela publicação Modaes, referindo que foi “no primeiro semestre de 2020, em plena pandemia, que a China perdeu pela primeira vez o primeiro posto”, sendo ultrapassada pelo Bangladesh, que agora consolida essa liderança.

“A Turquia é a grande ganhadora da reorganização do abastecimento graças à sua proximidade aos principais mercados de consumo europeus”, explica a publicação, anotando um crescimento de 45,1% no primeiro semestre deste ano, correspondendo a 983 milhões de euros, quase o total do ano anterior à Covid-19 (1.067 milhões).

Um crescimento que avança à medida do recuo da China, cujas exportações para Espanha no primeiro semestre caem abaixo dos mil milhões, o que acontece pela primeira vez desde 2013: “Agora, o gigante asiático cai para a terceira posição com apenas 923,4 milhões de euros neste primeiro semestre”, anota a Modaes.

Um recuo que vem já deste antes da Covid-19, com uma queda de 8,9% no primeiro semestre de 2018, que em 2020 passou para 16,5%. À preferência pelos mercados mais próximos, com maior flexibilidade e agilidade, soma-se ainda a escalada recente nos custos de transporte, aponta a Modaes como razões para o que intitula como uma “sacudida histórica no sourcing”.

Segundo os dados o Ibex do primeiro semestre agora publicados, o Balgladesh lidera as vendas de vestuário a Espanha, seguindo-se Turquia e China. No top ten surgem depois Marrocos, Itália, Índia, Paquistão, França, Camboja e Myanmar.

Partilhar