Maria Monteiro
A Mango está a colaborar com a Save the Children, uma ONG internacional, para promover o desenvolvimento social e económico dos colaboradores das unidades fabris que fazem parte da rede industrial que trabalha com a marca espanhola no Bangladesh, um dos centros mundiais de produção têxtil.
A este projeto, chamado ‘Goals’, juntou-se Alexia Putellas, embaixadora da marca e a melhor jogadora de futebol do mundo, que aparece com uma t-shirt solidária com a inscrição: “Girls should play whatever they want to”, disponível em vários países: os lucros totais das vendas serão revertidos para aquela causa social. “A Mango sente orgulho por estabelecer uma parceria com a Save the Children e com Alexia Putellas neste projeto para causar um impacto real nas pessoas”, afirma em comunicado Toni Ruiz, CEO da Mango.
Com esta iniciativa, o projeto centra-se na promoção do acesso à educação e ao desporto através da construção de quatro centros de educação infantil e da promoção de atividades recreativas e educativas. O desporto será a espinha dorsal e parte integrante do programa, para o qual a ONG vai desenvolver atividades ao ar livre em centros educativos como futebol, cricket, campeonatos de badminton para meninas dos 10 aos 18 anos, competição de xadrez e jogos locais.
“O nosso objetivo é trabalhar para criar um impacto positivo, com foco particular nas comunidades e acreditamos fortemente no poder transformador da educação e do desporto”, acrescentou o CEO. A iniciativa, à qual a empresa vai doar um total de 500 mil euros, vai durar dois anos: ajudando mais de quatro mil pessoas no Bangladesh, metade das quais são crianças, com especial atenção para as mulheres trabalhadoras e suas filhas, que representarão 70% dos beneficiários. Numa segunda fase, o projeto será alargado à Turquia.