Ana Rodrigues
Os últimos dados do ‘Cross-Border Commerce Europe’ revelam que 40% do top 10 dos maiores retalhistas de e-commerce pertencem ao sector da moda. De acordo com o ranking europeu, Zalando, H&M, Inditex e Adidas ocupam o top 10 dos 500 portais inquiridos – um peso que nenhum outro sector iguala.
No ranking europeu dedicado ao comércio eletrónico transfronteiriço, a Zalando ocupa o 3º lugar, à frente da sueca H&M, encontrando-se pouco a seguir, em 6º lugar, a Zara, do grupo Inditex. Em 10º lugar encontra-se a empresa alemã de equipamento desportivo Adidas.
Os dados revelam ainda que houve uma diminuição no número de retalhistas multicanal, existindo um aumento de 8,3% no número de marcas com o objetivo de desenvolver os seus canais diretos ao consumidor, sendo um dos exemplos a Adidas.
Com a 5ª edição deste relatório compreende-se ainda que as principais empresas-mãe como a Richemont, LVMH e Kering estão, também, a investir uma melhor abordagem direta ao consumidor para reduzir a sua dependência de grandes mercados.
Já os players, incluindo marketplaces, estabilizaram-se em cerca de 42% dos portais que compõe os 500 maiores vendedores transfronteiriços europeus. O número de mercados no ranking subiu de 42 para 49, com um volume de negócios combinado de 24,7 mil milhões de euros. Este aumento de 22% foi impulsionado pela Zalando, Decathlon e About You.