24 maio 23
Feiras

Ana Rodrigues

Têxteis-lar nacionais à conquista do Médio Oriente

Comfort and Innovations, Gupi e Silvino & Rui (Blocco Company) são as três têxteis-lar portuguesas que estão desde esta terça-feira a participar nas feiras Index e Hotel Show, as mais importantes do Médio Oriente para aquela fileira. As mostras decorrem no Dubai.

Às três empresas de têxteis-lar juntam-se a Celar e a Radiantdetail, numa comitiva apoiada pela AEP – Associação Empresarial de Portugal. A decorrer até 25 de maio, as duas feiras são das mais relevantes nas fileiras de hotelaria e casa, mobiliário, têxteis-lar, pavimentos, iluminação, artigos e acessórios de decoração, cerâmica, vidro, cutelaria, arquitetura e design de interiores.

A participar pela 17ª vez – a primeira vez foi em 2004 – a AEP leva empresas portuguesas a um mercado que reexporta cerca de 50% das suas importações para várias regiões, nomeadamente para países como a Arábia Saudita, Irão, Qatar, Bahrein, Kuwait, com importantes projetos em curso.

“O Dubai tem uma localização estratégica na região do Golfo, com fácil acesso aos mercados do Médio Oriente, Ásia e África, é o maior centro de negócios da região e um dos mercados mais atrativos do mundo. São contactos à escala internacional e uma excelente oportunidade para as empresas nacionais abordarem vários mercados do Médio Oriente”, salienta Luís Miguel Ribeiro, presidente da AEP, em comunicado.

A Index-Hotel Show deste ano contará com 500 expositores provenientes de 50 países e a organização estima receber mais de 25 mil visitantes profissionais oriundos de mais de 80 países, entre os dias 23 e 25 de maio.

Os países do Conselho de Cooperação do Golfo, que reúne seis estados, têm em curso mais de mil projetos de investimento para o sector do turismo, 750 hotéis, 140 resorts, num total de mais de 170 mil quartos. Os Emirados Árabes Unidos mantêm a liderança em gastos nos países do CCG, com 42%, seguidos pela Arábia Saudita com 29%.

Desde 1990, ano em que deu início, de uma forma sistemática, à realização de ações de internacionalização, a AEP já organizou, individualmente ou através de parcerias com outras entidades, largas centenas de ações nos mais diversos mercados. Esta ação faz parte do projeto BOW – Business on the Way, desenvolvido pela AEP, no âmbito do Portugal 2030 e do Compete 2030.

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