11 setembro 23
Networking

Bebiana Rocha

MODTISSIMO I: AEP e CITEVE promovem networking Hi-Tech-TEX

Nos dias 13 e 14 de setembro, a par do salão têxtil MODTISSIMO, vão decorrer várias reuniões de networking no âmbito da iniciativa Hi-Tech-TEX. O evento de matchmaking é organizado pela AEP, como parceira da Enterprise Europe Network, pelo CITEVE e pelo Cluster Têxtil, com o apoio da Associação Selectiva Moda.

“O Hi-Tech-TEX é um B2B de dimensão internacional direcionado para os têxteis técnicos e a moda. Estes encontros fazem a ponte entre designers, fabricantes, I&D, compradores, retalhistas, fornecedores, especialistas e prestadores de serviços”, introduz Céu Filipe, diretora do Departamento de Inovação da AEP e da Enterprise Europe Network na AEP. “Como entidade organizadora, apoiamos as empresas portuguesas no registo na plataforma B2B, na criação de um perfil de cooperação e na identificação de empresas com potencial para estabelecimento de parcerias de cooperação futuras”, clarifica.

“No âmbito do projeto Hi-Tech-TEX vamos ter a decorrer durante o MODTISSIMO várias atividades. Usando uma plataforma, que é a B2Match, vamos fazer um evento de matchmaking e marketplace em formato híbrido”, completa Maria José Carvalho, gestora do projeto Hi-Tech-TEX.

“Há um espaço no MODTISSIMO para reuniões presenciais e também a possibilidade de reunir online para quem não vem à feira”, detalha, dando conta que as reuniões online se estendem para o dia 15 de setembro também. “Os interessados fazem o registo gratuito na plataforma e marcam as reuniões, podem expor os seus produtos, indicar as suas necessidades. A informação é pública, havendo ali potencial interesse podem conectar-se para negócios, parcerias, projetos”, sugere. As inscrições podem ser feitas até ao segundo dia do MODTISSIMO.

“O Hi-Tech-TEX pretende proporcionar ao tecido empresarial português a possibilidade de encontrar parceiros para trabalhar em rede, colaborar, adquirir conhecimento, desenvolver capacidades e preparar o futuro”, prossegue a representante da AEP, em declarações ao T Jornal. Acreditando que o evento irá “impulsionar cadeias de valor sustentáveis, contribuindo para o reforço competitividade da capacidade tecnológica e criatividade” do sector.

Na sexta-feira passada eram 89 os inscritos – 61 participantes de Portugal e os restantes internacionais. “Sete de Espanha, três dos Países Baixos, dois da França, um do Reino Unido, um do Brasil, um da Alemanha, nove da Turquia e quatro da Itália”, precisou Maria José Carvalho. Um número que classifica como “muito bom”.

“Neste trabalho que estamos a fazer, a Selectiva Moda tem um papel importante enquanto dinamizadora do evento principal. Este tipo de atividades quando são associadas a um evento, como é o caso do MODTISSIMO, tem sempre muito mais participação do que se fosse isolado. Portanto, o facto de termos este grande resultado está associado à parceria com o MODTISSIMO, que dá-nos todo o apoio necessário”, reitera a gestora do projeto.

“Sendo o MODTISSIMO o mais importante salão têxtil português faz todo o sentido que o Hi-Tech-TEX decorra no espaço da feira, pois o facto de os principais players desta indústria exporem no MODTISSIMO capta potenciais participantes para o evento. Na verdade, trata-se de uma relação dual, uma vez que, fruto de um trabalho de proximidade com a Associação Selectiva Moda, os expositores da feira também são convidados a registarem-se”, sublinha ainda Céu Filipe.

O projeto Hi-tech-TEX é de âmbito europeu e reúne o cluster têxtil nacional, materializando-se em outras dinâmicas que não só esta de matchmaking. “Haverá um espaço especifico dentro do CITEVE dedicado ao projeto, juntamo-nos também à Etikway Fashion Week, para fazer a conexão entre os jovens designers e a indústria. Mediante o número de inscritos, podemos ainda organizar um cluster exchange”, conclui.

Partilhar