21 setembro 23
Internacionalização

Bebiana Rocha

AEP dinamiza o tecido empresarial através da EEN

A AEP tem participado na dinamização de diferentes iniciativas enquanto parceira da Enterprise Europe Network (EEN), um serviço da Comissão Europeia de apoio às PME e startups com potencial de crescimento. O T Jornal falou com Céu Filipe, diretora de inovação da AEP e da EEN na AEP.

“Para as áreas do têxtil destaca-se o B2B@iTechStyle Summit, no Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões”, começa por exemplificar. “Organizamos também missões empresariais nos mais variados sectores de atividade, com o intuito de dar aos empresários de outros países a oportunidade de conhecerem a capacidade produtiva nacional”, prossegue. Os resultados têm surgido, com “negócios efetivos e duradouros”, assegura.

A AEP organiza também ‘tailor-made missions’ como forma de “dar resposta a pedidos individuais de empreendedores estrangeiros que procuram parceiros no nosso país” – uma prática que tem sido reconhecida pela Comissão Europeia. “A AEP tem em vista a atração de negócio para o tecido empresarial português, apostando na divulgação da nossa oferta e numa cultura de eficácia e de proximidade”, sublinha Céu Filipe.

A adesão das empresas às iniciativas começou a ganhar expressão a partir de 2020, catapultada em parte pela pandemia, que “inviabilizou a realização de ações presenciais e em que o online deu algum fôlego às empresas, ao proporcionar uma oportunidade única para estabelecer pontes com outros mercados”, menciona a representante da Associação Empresarial de Portugal.

Que termina com a ideia de que as empresas confiam na qualidade dos desafios que a AEP lhes propõe: “Ao conhecermos bem as empresas portuguesas, podemos oferecer oportunidades que atendam às suas necessidades e, muito importante, ao seu potencial. E as empresas valorizam essa proximidade diferenciada”, fecha.

Partilhar