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Bricini (que ao contrário do que pode parecer à primeira vista não é uma palavra italiana, mas sim irlandesa, que significa good mood) é a nova marca própria com que a Sorema quer aumentar a sua quota de mercado no segmento praia.
“Já fazíamos toalhas de praia. Agora, a par da criação da marca, alargamos a nossa oferta para este segmento com diferentes qualidades, gramagens e design”, explica Ricardo Relvas (foto), administrador da Sorema, que fechou o ano passado com um volume de negócios de aproximadamente 10 milhões de euros, que representa um crescimento de 5% a 6% face a 2018.
A Bricini vem juntar-se à Graccioza (vocacionada para o segmento luxo) e à Sorema Bath Solutions na carteira de marcas próprias da Sorema, que tem o seu centro de gravidade em Espinho e emprega 140 trabalhadores.
Crescer no segmento praia, que tem um peso reduzido no seu volume de negócios, é o objetivo confesso deste investimento na Bricini por parte de uma empresa que faz metade da sua faturação com marcas próprias.
“A nossa perspectiva é continuarmos a crescer. E como a área de private label está estagnada, para fazermos face à concorrência turca temos de apostar nas marcas próprias e na inovação”, afirma Ricardo Relvas.
A linha Clean Ocean, de têxteis sustentáveis – toalhas e tapetes fabricados com poliester reciclado a partir de plástico retirado dos oceanos -, foi outra das novidades que a Sorema apresentou ao mundo em Frankfurt, na edição 50 da Heimtextil.
Face à incerteza e insegurança reinantes, continua em fase de estudo e avaliação o projeto de investimento de 1,5 milhões de euros num novo armazém, que permitiria à Sorema reorganizar o seu lay out industrial.
Os principais mercados da Sorema são a Espanha, França, Reino Unido e Estados Unidos – onde mantém, com base em Atalanta, uma parceria com a Bovi, em que partilham custos (aluguer de show room, vendedores, participação em feiras,etc) beneficiando do facto de não serem concorrentes mas antes complementares (a Sorema produz banho e a Bovi cama).