09 Janeiro 20
Heimtextil

T

“As nossas empresas estão na linha da frente”

Quando o assunto é sustentabilidade, “as nossas empresas estão na linha da frente”. Quem o garante é o secretário de Estado da Economia, João Correia das Neves, que esteve esta quarta-feira na Heimtextil a apoiar as 78 empresas portuguesas que marcam presença na principal feira do planeta dedicada aos têxteis-lar

De passagem pelo stand da Lameirinho, onde teve oportunidade de conhecer as linhas de produtos orgânicos e reciclados a partir de desperdícios têxteis, João Neves defendeu que “o ano passado já havia alguma aposta na sustentabilidade, mas este ano vê-se que a oferta é mais maciça e consolidada. E é também uma tendência em correspondência com o consumidor final”, concluiu.

Apesar de concordar com o excelente posicionamento português no panorama dos têxteis-lar e de reconhecer a afluência de compradores à Heimtextil, Paulo Carvalho, da Lameirinho, mostrou-se receoso quanto à instabilidade do mercado americano, que representa uma grande fatia das exportação das empresas portuguesas do sector.

Uma visão partilhada com o governante também durante a visita ao stand da Sorema (foto abaixo), que opera com grande dimensão no mercado norte-americano, Rússia e alguns países da América Latina. O responsável da empresa portuguesa fez ainda um apelo a João Neves, reforçando que “era importante abrir o Compete. Temos investimentos pendentes e decisões importantes a tomar”. O secretário de Estado garantiu que as candidaturas irão abrir muito em breve.

Sorema_Heimtextil

Com unidades de negócio em quatro pontos do mundo (Portugal, Espanha, Alemanha e China), a Elastron aproveitou a visita do secretário de Estado da Economia (foto em cima) para anunciar que “muito provavelmente vamos expandir ainda em 2020”. José Carlos Oliveira, CEO da empresa portuguesa que fornece os maiores produtores de sofás mundiais, admitiu que “a vinda à Heimtêxtil serve fundamentalmente para consolidar os mercados”, uma vez que a empresa fornece produto a mais de 80 países.

Para além de visitar a grande maioria das empresas presentes na feira em Frankfurt, o secretário de estado da economia passou também pelos destacados espaços constituídos pelos dois fóruns da iniciativa Associação Selectiva Moda, (Halls 12.1 e n 4.0), onde em conversa com Mário Jorge Machado, presidente da ATP, elogiou “o papel fundamental das associações para acompanhar o dia-a-dia das empresas e para a construção de uma imagem sólida do sector”.

A visita ao iTechStyle Green Circle, promovido pelo CITEVE em colaboração com a Associação Selectiva Moda (ASM), deixou João Neves “muitíssimo entusiasmado” com o showcase de sustentabilidade que expõe um conjunto de coordenados desenvolvidos a partir de produtos têxtil-lar fornecidos por empresas portuguesas presentes na feira.

 

 

 

 

Partilhar