08 fevereiro 24
Feiras

Mariana D'Orey

Sofisticação dos produtos portugueses em destaque na PV Paris

Sustentabilidade, inovação e sofisticação é a trilogia que une os produtos têxteis portugueses presentes até ao final desta quinta-feira na Première Vision Paris e que está a captar a atenção de compradores de todo o mundo. Exemplo disso é a afluência vivida durante todo o evento no fórum tendências ‘From Portugal’. “Temos sentido uma enorme adesão, estamos numa ótima localização e não há dúvida que a sofisticação natural dos nossos produtos tem sido alvo de um grande interesse”, diz Teresa Pereira, designer responsável pela organização do fórum.

Com um total de mais de 300 amostras disponíveis de quase quarenta empresas portuguesas a expor na PV Paris, esta edição do fórum tendências é subordinada ao tema “Abstração Geométrica”, conta Teresa Pereira, não escondendo a inspiração na proposta central da PV Paris: ‘Mutations’.

Já no que toca às tendências propriamente ditas, Teresa Pereira destaca a “alta sofisticação dos produtos, os aspetos vegetais obtidos através de materiais naturais, as matelassée geométricas nas malhas e a monocromia”, resume. Assumindo-se como um chamariz para a corrida aos expositores nacionais presentes no certame, a afluência ao fórum tendência combina com o bom ritmo que se tem sentido nos stands dos expositores, seja na área mãe dos tecidos, seja na zona do manufacturing.

Exemplo disso é o ambiente vivido na empresa Lima & Companhia que, conta Nuno Cortinha, diretor técnico, participa na feira há três anos. “Penso que estamos a assistir a um novo despertar para o sector têxtil, temos recebido bons compradores europeus”, conta esperançoso.

Já nos tecidos, a Anbievolution não esconde o entusiasmo: “estamos mesmo satisfeitos com esta edição, o ambiente é finalmente muito promissor”, avança André Andrade que já acolheu no seu stand compradores de toda a Europa.

Hélder Rosendo, da TMG-GPSA, também se mostrou muito satisfeito com o que viu e trouxe de Paris, tendo dito que foi talvez, “desde o fim da pandemia”, um dos certames mais interessantes dos muitos em que já esteve.

As empresas 6Dias Têxteis Internacionais, A. Sampaio & Filhos Texteis, Acatel, Albano Morgado, Anbievolution, Anjos e Lourenço, Bordados Oliveira, Brito Knitting, Calvi, Carmafil, Casa da Malha, CFM-Conscious Fabric Makers, Crispim Abreu, Familitex, Filasa / Kroma, Fitecom, Happyprobability, J Caetano, Joaps – Malhas, Lemar, Lima & Companhia, LRT, Lunartex, Lurdes Sampaio, Magma Textil, Matias & Araújo SA, Modelmalhas, NGS Malhas, Positive Materials, Sidónios Knitwear, Spring, Texser | Textil De Serzedelo, TMG Textiles | GPSA, TMR, Trimalhas, Troficolor Denim Makers e Wonder Raw são as empresas da comitiva ‘From Portugal’. A elas se juntam as também portuguesas Adalberto Textile Solutions, Confetil, Inovafil, Paulo de Oliveira, Penteadora, Polopiqué, Riopele, Somelos Tecidos, Tearfil, Vilarinho, Vilartex e os fóruns de Tendências de Tecidos From Portugal e o iTechStyle Green Circle a participar em mais uma edição da Premiére Vision Paris.

A participação das PME portuguesas na PV Paris é uma iniciativa da Selectiva Moda e da ATP – Associação Têxtil e vestuário de Portugal, que visa promover a internacionalização das empresas portuguesas da área do sector têxtil. Esta feira está incluída no projeto From Portugal, no âmbito da candidatura apresentada aos projetos conjuntos de internacionalização do Portugal 2030.

 

Premiere vision gif 2º dia 2

Partilhar