Bebiana Rocha
Um coordenado seamless 100% biobased valeu à Sidónios um ISPO Award na mais recente edição da ISPO Munich. Composto por leggings e top, indicado para a prática de yoga e pilates, o conjunto incorpora tencel luxe, um novo fio criado pela Lenzing que não utiliza derivados de petróleo na sua composição.
O produto é feito com polpa de celulose, derivada de madeira, proveniente de florestas controladas. “Até aqui, os artigos seamless usavam misturas onde 10% a 20% da malha tinha de ser sintética. Em parceria com a Lenzing tentámos usar um fio novo que garantisse uma tricotagem de qualidade e fosse totalmente sustentável”, conta Bruno Silva, administrador e diretor comercial da Sidónios.
“Que tenha conhecimento, esta é a primeira vez que se faz seamless com base natural. As peças que apresentamos na feira são apenas um exemplo para vender o conceito. Já temos marcas internacionais interessadas”, acrescenta. E foi precisamente esse o aspeto destacado pelo júri do concurso: “esta é a prova de que é possível arranjar uma solução 100% plantbased, mesmo para leggings e soutiens desportivos”, lê-se na revista dos ISPO Textrends Awards.
A empresa especialista em seamless admite conseguir utilizar outras misturas que não só Tencel com Tencel Refiber (feito com resíduos de algodão da têxtil): “podemos misturar por exemplo com lã merino ou algodão orgânico”, diz Bruno Silva, falando sempre numa aplicação para o segmento athleisure e não tanto performance.
“O tencel seca mais rápido do que o algodão, o que faz com que seja um produto de secagem rápida, mas mesmo assim continua a não ser o mais indicado para desportos como por exemplo ciclismo. Estamos a trabalhar noutro projeto, que esperamos que seja prémio ISPO no próximo ano, direcionado para performance”, refere. O coordenado é biodegradável, reciclável, conta com um toque suave e uma aparência fluída. É igualmente respirável e biostretch, sem elastano.
Quanto ao balanço geral da feira, Bruno Silva comenta: “foi a melhor edição para nós, mas como tenho dito aos colegas, é fruto de várias presenças. É uma corrida de fundo. À medida que vamos estando presentes vamos colhendo frutos. Os contactos interessantes que fizemos nesta edição vêm do trabalho das anteriores”, diz. Pelo stand passaram, entre outros, clientes americanos e do Canadá.