17 março 23
Feiras

T

Performance Days: o futuro é rastreável e transparente

Poucas horas depois do término de mais uma edição da Performance Days, feira de tecidos funcionais de Munique, a comitiva portuguesa regressou com uma perspetiva consolidada e mais abrangente do conceito de sustentabilidade. Exemplo disso, a A. Sampaio considera que o futuro do têxtil passa por uma maior rastreabilidade e transparência dos produtos. “É fundamental conhecer as cadeias de fornecimento desde a sua origem”.

Miguel Mendes, comercial da empresa, refere ao T Jornal que se a sustentabilidade é o presente, os conceitos das cadeias de fornecimento são o futuro. Por outro lado, aquele responsável da área comercial da A. Sampaio, que faz um balanço favorável de mais uma participação na Performance Days. “A feira correu dentro das expectativas, com um conjunto interessante de clientes europeus e também alguns americanos. Como sempre, a A. Sampaio apresentou-se inovadora, com novidades quer ao nível das fibras, dos produtos em si e, mais relevante, como seria de esperar, da rastreabilidade e transparência da cadeia de fornecimento. O cliente tem de a conhecer”, acrescenta.

A traçar um cenário idêntico, apesar de lamentar a localização pouco favorável nesta edição, a Sidónios destaca o contacto com novos clientes holandeses e alemães. “A última edição correu melhor que esta, penso que o facto de terem passado poucos meses, cerca de quatro, não foi positivo. Ainda assim não correu mal”, revela Alexandre Silva.

“O que é facto é que o ano passado o sector do desporto cresceu brutalmente, por isso é natural que este ano haja algum abrandamento natural”, justifica o engenheiro de produção da Sidónios, que em 2022 cresceu cerca de 20% no segmento de desporto.

Bloomati by Carvema, Lurdes Sampaio, LMA e 2MoveGarments são as restantes empresas da comitiva From Portugal que marcaram presença na feira de tecidos funcionais de Munique.

A participação das empresas portuguesas PME na Performance Days é uma iniciativa da Selectiva Moda e da ATP – Associação Têxtil e Vestuário de Portugal, que visa promover a internacionalização das empresas portuguesas da área do sector Têxtil. Esta feira está incluída no projeto “From Portugal”, no âmbito da candidatura apresentada aos projetos conjuntos de Internacionalização do Portugal 2030.

Partilhar