09 março 23
Inovação

Bebiana Rocha

RDD tem novo processo de tingimento com algas

A RDD Textiles tem um novo processo de tingimento que utiliza Algae Ink, um pigmento preto produzido a partir do desperdício de algas, desenvolvido em conjunto com a Living Ink. Como primeiro resultado concreto deste projeto foi recentemente lançada uma coleção em parceria com a Volleback.

“Nesta parceria, a RDD desenvolveu e aplicou um processo de tingimento à peça utilizando o pigmento em questão, conseguindo obter o cinzento como cor final”, diz Bárbara Leite, do departamento de investigação da empresa, em declarações ao T Jornal.

As algas Black Screen Printing da Living Ink são à base de água e podem ser usadas em misturas e tecidos sintéticos. Constituem-se como uma alternativa de carbono negativo, renovável e segura ao carbono negro. As algas são transformadas num pequeno pigmento preto, mais resistente à luz UV e com toque macio. É também certificado pela OEKO-TEX.

O resultado deste novo processo esteve em exposição na Première Vision Paris, na área de Smart Creations, no passado mês de janeiro. E esteve também nos destaques das tendências da WGSN para a nova temporada, apresentadas no MODTISSIMO 60+1.

Partilhar