30 março 21
Sustentabilidade

T

Ralph Lauren quer tingir por fases e poupar água e energia

É um novo sistema de tingimento. A marca americana Ralph Lauren chama-lhe Color on Demand e com ele quer não só poupar no consumo de água como reduzir também o consumo de energia, o uso de corante e de produtos químicos.

Numa primeira fase o algodão começa por ser beneficiado com uma técnica que potencia a absorção de cor , possibilitando depois as novas máquinas e tecnologia que a mistura de cores possa ocorrer em qualquer fase da produção.

Uma vez que o processo permite que a cor não seja totalmente aplicada logo de início, outra das grandes vantagens é a possibilidade de pigmentar consoante as encomendas/necessidades. A par do ajustamento de stocks, a marca diz que o novo método vai permitir também responder de forma mais rápida à procura personalizada.

Segundo divulgou a agência Bloomberg, com a nova tecnologia a Ralph Lauren espera reduzir a utilização de água em 40%, o consumo de energia em 90% e o uso de produtos químicos em 85%. Os primeiros produtos feitos com o Color on Demand devem chegar ao mercado ainda em 2021.

Partilhar