28 novembro 22
Indústria

Ana Rodrigues

Quatro dias de trabalho não beneficia as empresas

Impacto negativo nos lucros e na competitividade das empresas e uma potencial desorganização dos processos internos, são algumas das possíveis consequências da introdução da semana de quatro dias de trabalho, segundo um inquérito realizado pela AEP.

O inquérito, realizado este mês e que contou com a respostas de 1.130 empresas de diversos sectores de atividade, permitiu concluir que cerca de um terço dos empresários diz que a semana de quatro dias de trabalho não beneficia nem as empresas nem os trabalhadores. Mais de um terço considera que seria apenas um benefício para os trabalhadores – mas mais de 50% das áreas puramente industriais (onde se encontra o grosso das empresas têxteis) diz que só os trabalhadores sairiam beneficiados.

Mais de metade das empresas inquiridas considera que, mesmo quando o plano incorpora a possibilidade de um corte de 10% dos salários ou de um apoio financeiro do Estado para apoiar a transição para o novo modelo da semana de quatro dias, a opção não é “nada vantajoso”.

O inquérito permitiu ainda concluir que: 71% das empresas considera o impacto negativo ou muito negativo relativamente aos lucros; 70% considera impacto negativo no contacto com os clientes e na organização dos processos internos; 69% encontra impactos negativos na competitividade; e 65% na produtividade. Do lado positivo, apenas é mencionado o impacto no custo das energias (40%).

Partilhar