29 novembro 23
Sustentabilidade

Bebiana Rocha

Proteger glaciares com fibras Lenzing

Não tecidos feitos de fibras celulósicas da Lenzing estão a ser usados para cobrir massas glaciares e retardar o seu derretimento. Este método de proteção está a ser testado na Áustria e mostrou durante o ano corrente “resultados promissores”, afirma a própria empresa em comunicado.

O material geotêxtil desenvolvido para o projeto piloto valeu inclusive à Lenzing o prémio BIO TOP, uma prestigiada distinção na área de materiais inovadores.

“As fibras Lenzing são derivadas de fontes de madeira renováveis e geridas de forma responsável, para além de serem produzidas num processo ambientalmente responsável”, diz Berndt Köll, bussiness & innovation, colocando a tónica na sustentabilidade.

“Graças à sua origem botânica, têm a capacidade de se decompor, retornando à natureza após a utilização”, explica. Este é um dado importante uma vez que as soluções existentes, feitas em fibras sintéticas de origem fóssil, traziam o inconveniente de libertarem microplásticos com o tempo.

“Estamos satisfeitos com os resultados positivos. Quatro metros de massa de gelo puderam ser salvos do derretimento. Vemos o projeto como uma solução sustentável para a proteção dos glaciares – não apenas na Áustria, mas para além das fronteiras nacionais”, continua, citado em comunicado.

O objetivo é proceder posteriormente à reciclagem destes geotêxteis e, em última instância, conseguir incorporá-los em novos fios para produtos têxteis.

Partilhar