13 abril 23
Sustentabilidade

Ana Rodrigues

Primark tem novo Padrão Circular de Produto

A Primark publicou o seu novo Padrão Circular de Produto construído sobre a visão de economia circular para a moda da Fundação Ellen MacArthur, líder mundial em economia circular, e em consulta pela ONG de ação climática, WRAP.

Desenvolvida em conjunto com o grupo de reflexão de circularidade Circle Economy e a empresa de formação sem fins lucrativos Sustainable Fashion Academy (para além da Fundação Elle MacArthur), o novo modelo descreve como a empresa pretende conceber produtos de agora em diante.

Desta parceria foi desenvolvido um programa de formação designado por ‘Circular by Design’, que visa educar as Equipas de Produto da Primark e os principais fornecedores na teoria e prática de uma economia circular e a sua aplicação no trabalho diário.

Nesse sentido surgiu uma nova coleção resultante de um piloto do modelo do Padrão Circular de Produto desenvolvido, no qual a Primark formou um grupo inicial de designers, compradores e fornecedores em design circular. Esta formação será agora alargada a mais de 500 membros das equipas de produto da Primark, juntamente com outros fornecedores selecionados.

A nova coleção é a primeira com produtos circulares da Primark e foca-se em três eixos fundamentais – materiais de origem mais sustentável, durabilidade e reciclabilidade. As peças são feitas com pelo menos 95% de algodão do programa de algodão sustentável da Primark, ou seja, utilizam menos água, fertilizantes, químicos e pesticidas.

Mais ainda, foram testadas para ter uma maior durabilidade, de acordo com o novo padrão de lavagem de maior durabilidade da Primark2, tendo sido também concebida para ser reciclada no fim da sua vida útil, de forma a serem reutilizadas ou recicladas em novas fibras ou novos produtos.

Para a primavera-verão, as 35 peças estarão disponível a partir de meados de abril e inclui roupa masculina, feminina e infantil à base de fibras de maior durabilidade e reciclabilidade. A coleção exibe formas, desenhos e cores que podem ser misturadas e combinadas facilmente com o restante guarda-roupa.

“Através da sua participação no ‘The Jeans Redesign’ e do desenvolvimento do seu novo Padrão Circular de Produto, a Primark está a dar um passo em frente na sua longa caminhada para a economia circular. Agora há um caminho claro e a necessidade de continuar a impulsionar a ação, em ritmo e em escala”, conclui Jules Lennon, Fashion Lead da Fundação Ellen MacArthur, em comunicado.

Partilhar