20 setembro 21
Comércio

T

Primark lança ambicioso plano de sustentabilidade

Garantir que todas as suas peças de vestuário são produzidas utilizando materiais reciclados ou de origem mais sustentável, que possam ser recicladas e tenham maior durabilidade; reduzir para metade as emissões de carbono na sua cadeia de valor; e assegurar um salário justo para os trabalhadores dos seus fornecedores – é este a ambiciosa proposta de sustentabilidade que a Primark acaba de dar a conhecer.

Com esta nova estratégia a 10 anos, designada Primark Cares, o retalhista internacional de moda compromete-se a mudar a forma como são produzidas as roupas sem que isso altere os seus preços acessíveis, permitindo que todos possam fazer opções de compra mais sustentáveis.

Os novos compromissos assumidos pela Primark irão fazer com que toda a roupa da empresa seja produzida a partir de materiais reciclados ou de origem mais sustentável até 2030, estando a quota atualmente nos 25%. O passo seguinte é que todas as T-shirts básicas de homem, mulher e criança passem a ser feitas com algodão de origem sustentável, no próximo ano.

A Primark está por outro lado a trabalhar para definir novas diretrizes do setor no que se refere à durabilidade das suas peças, em conjunto com a WRAP, uma organização sem fins lucrativos do Reino Unido empenhada em acelerar a transição da indústria da moda para a circularidade.

Citado em comunicado oficial, Paul Marchant, CEO da Primark, diz a propósito do lançamento da nova estratégia global que “a nossa ambição é oferecer aos clientes os preços acessíveis pelos quais eles nos conhecem, mas com produtos feitos de uma forma que seja mais favorável para o planeta e para as pessoas que os produzem”.

Nelson Ribeiro, Head of Sales da Primark Portugal, considera, por seu turno, que “as mudanças trazidas por estes novos compromissos vão ser muito bem recebidas pelos nossos clientes em Portugal. As pessoas querem sentir que fazem escolhas acertadas, sustentáveis e com durabilidade”.

Partilhar