04 Fevereiro 20
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Primark entra em 2020 a crescer 4,5%

A faturação da empresa de moda irlandesa Primark, propriedade do grupo ABFoods, aumentou 4,5% no último trimestre (encerrado em 4 de janeiro), tendo ultrapassado novamente os nove mil milhões de euros, muito à custa da abertura de novas lojas um pouco por toda a Europa – mas no Reino Unido, o seu maior mercado, as vendas caíram em relação ao período homólogo do ano anterior.

No período em referência, a Primark abriu novos estabelecimentos em Sevilla (Espanha), Kiel (Alemanha) e Milão (Itália), e expandiu estruturas já existentes no Porto (NorteShopping) e em Norwicth (Reino Unido).

O Reino Unido foi o mercado que gerou o maior volume de negócios, tal como é hábito, mas, apesar de as vendas terem aumentado 4%, as vendas comparáveis registaram uma ligeira queda. Ao contrário, nos Estados Unidos as vendas comparáveis aumentaram.

Em relação às vendas na Zona Euro, o volume de negócios registou um aumento de 5,1%, que o grupo atribuiu ao desconto do efeito da taxa de câmbio e ao das vendas numa base comparável, particularmente em França e na Itália.

Em 2020, a Primark planeia aumentar o seu espaço de vendas em mais de 83 mil m2, com a inauguração de dezoito novas lojas, incluindo a abertura das suas primeiras lojas em Varsóvia e em Bratislava, o que fará acrescentar mais dois mercados, o polaco e o eslovaco, ao seu portefólio – que passa a contar com a presença em quinze países.

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