25 junho 20
Indústria

T

Presidente Marcelo pede reindustrialização urgente

Uma das grandes lições que deixa a pandemia é a necessidade urgente do regresso à indústria. “A Europa tem de se reindustrializar, e já”, avisou o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, no encerramento da conferência anual da COTEC Portugal – Associação Empresarial para a Inovação que é presidida pela líder da TMG Automotive, Isabel Furtado.

Depois de no ano passado ter trazido o encontro até ao coração da indústria têxtil, em Famalicão, para analisar a inovação e a indústria 4.0, as circunstâncias obrigaram este ano a que o encontro tivesse decorrido no formato digital. Marcelo Rebelo de Sousa, que é também presidente honorário da COTEC, encerrou as comunicações com um forte apelo ao regresso à indústria e o apelo a que todos sejam “catalisadores positivos dessa mudança”.

Aproveitando o tema da conferência – “Do 4.0 ao renascimento da indústria, os próximos passos da era pós-covid”, o Presidente da República foi direto ao assunto. “Uma das conclusões deste processo foi que é fundamental o renascimento da Europa e o ressurgimento da indústria. Fomos confrontados com a incapacidade de produzir máscaras e material sanitário em tempo e em condições de concorrência, para logo a seguir perceber que era necessário ter essa resposta”, disse Marcelo Rebelo de Sousa, concluindo pela urgente de necessidade do regresso à indústria.

“A Europa não pode perder um papel liderante na indústria, isto num momento em que as relações transatlânticas são mais complexas que no passado e a estratégia de longo prazo da China também sofreu os efeitos da pandemia”, sublinhou, para concluir que “o nosso papel é sermos catalisadores dessa mudança, convencer a Europa de que tem de se reindustrializar”.

Partilhar