31 julho 20
Inovação

T

Prémio de Inovação Alemão para o Tencel Padding da RDD

O German Innovation Awards distinguiu o Tencel Padding da RDD com o prémio especial para a categoria Materiais e Superfícies. Um reconhecimento da maior relevância, não só por pelo prestígio da instituição alemã, mas sobretudo por se tratar de uma distinção onde não há candidaturas, sendo os produtos e materiais seleccionados pela própria organização. O inovador artigo da empresa de i&d do grupo Valerius apresenta uma solução exclusiva que utiliza fibras botânicas artifíciais e ecologiamente responsáveis.

Para a atribuição do prémio, o German Innovation Awards destaca, precisamente, as características de sustentabilidade associadas à exclusividade, respirabilidade, conforto e caráter inovador do produto. Os promotores pretendem homenagear produtos e soluções que se destacam principalmente pelo seu foco nos utilizadores e valor agregado em comparação com soluções anteriores em todos os setores industriais.

“O Tencel Padding é realmente inovador, já que o que existe no mercado como enchimento são essencialmente fibras sintéticas”, resume Elsa Parente, a CEO e Business Development Manager da RDD, adiantando que o percurso deste produto tem sido uma sucessão de boas surpresas.

“Começou em Fevereiro do ano passado com a atribuição do High Tech Award na Munich Fabric Start. Depois em dezembro recebemos a notificação de que tinha sido nomeado para os German Innovation Awards, pedindo que enviássemos o produto. Em Fevereiro recebemos nova notificação dando conta que tínhamos sido seleccionados para a categoria Materiais e Superfícies e depois veio a notícia do prémio”, descreve Elsa Parente, explicando que “normalmente são atribuídos em Maio, numa cerimónia em Berlim, mas que naturalmente este ano não se realizou”.

Quanto ao produto, a empresa descreve-o como “uma solução exclusiva que utiliza fibras botânicas artificiais responsáveis – 100% Tencel ™ – como ingrediente para o material de enchimento, desenvolvido pela RDD, por meio de um processo de punção ambiental (ligação mecânica da bobina) – Tencel Padding da RDD”. Por outro lado, “os tecidos de jersey dos dois lados são resultado do nosso projeto de economia circular – Valérius 360. Os fios e jerseys foram produzidos com resíduos de corte dos fabricantes de roupas do nosso grupo têxtil”, nota ainda a RDD.

Além de sustentável, o Tencel Padding é respirável, confortável, quente, sem peso e elegante. “É um material interessante essencialmente para vestuário exterior, para as indústrias de moda mas também de têxteis-lar”, adianta Elsa Parente. “Temos uma coleção nova de malhas já com este padding e está também a ser usado em colecções para conhecidas marcas internacionais de países como Itália, Alemanha ou Suécia”, congratula-se a líder da unidade de Research, Design & Development do grupo liderado por José Manuel Vilas-Boas Ferreira.

unnamed
Partilhar