16 agosto 21
Inovação

T

P&R Têxteis no pódio com dezenas de campeões olímpicos

Para lá das quatro medalhas que os atletas portuguese trouxeram das olimpíadas de Tóquio há também uma campeã portuguesa que subiu ao pódio cerca de uma centena de vezes. A P&R Têxteis equipou medalhados de diversos países e modalidades, sobretudo através da cliente Adidas e de atletas do Reino Unido, Hungria, Grécia e Etiópia. Ao todo, à volta de uma centena de medalhas conquistadas com a ajuda da qualidade, inovação e competência do têxtil da empresa de Barcelos, que já trabalha em novos desenvolvimentos para Paris 2024.

Especializada em vestuário técnico de desporto, com o foco na alta competição, a P&R Têxteis acabou por equipar atletas de diversos países e modalidades, fruto das ligações da Adidas, mas também de acordos de outras marcas suas clientes com federações de vários países, do atletismo à natação, remo, canoagem, ciclismo ou triatlo.

Estar no pódio olímpico é “o resultado de um trabalho contínuo dentro e fora da casa, assente em parcerias com os clientes, outras empresas e entidades científicas, sem esquecer a inovação nem o desenvolvimento de soluções personalizadas, adaptadas à morfologia de cada atleta”, explicou o fundador da empresa, Nuno Pinto, ao semanário Expresso.

Exemplo disso é o fato sensorizado para ciclistas, o Sensor Built-In Suit, que permite a atletas e treinadores captarem informações do próprio corpo para otimizarem o treino e o desempenho. Um produto desenvolvido numa parceria com o CITEVE e a Universidade do Porto no âmbito do projeto mobilizador TexBoost, que está pronto a entrar na fase de produção industrial.

Entre os troféus da alta competição, a P&R orgulha-se também de ser há vários anos a fabricante camisola amarela da Volta a França e ter sido destacada também pelo mítico velocista Usain Bolt pela inovadora camisola com que conquistou o ouro olímpico nos jogos de Pequim (2008).

“As olimpíadas são a competição que mais puxa pelo vestuário técnico desportivo. Marcam ciclos de renovação”, disse Nuno Pinto ao Expresso, adiantando que a empresa olha já para os Jogos Olímpicos de Inverno onde vai equipar, entre outras, a seleção da Alemanha nas modalidades de corta mato e biatlo. Os equipamentos já foram enviados, e neste momento a P&R Têxteis está já focada em novos desenvolvimentos com os seus clientes com vista aos próximos jogos olímpicos, em Paris 2024.

Com um percurso de quase 40 anos e inicialmente orientada para o vestuário em malha, a P&R decidiu apostar na especialização em artigos de desporto de alta performance e forte componente de inovação. Um caminho que lhe permitiu manter-se ao lado das aflições da pandemia, tendo no ano passado mantido o ciclo de prosperidade, com um crescimento na ordem dos 20% e uma faturação acima de 16 milhões. Independentemente das medalhas a meta para este ano aponta aos 20 milhões de euros.

Partilhar