13 agosto 21
E-Commerce

T

Portugueses já se habituaram ao comércio online

Os dados mais recentes do Barómetro e-Commerce da Marktest mostram que os portugueses já se habituaram ao comércio online. Os preços mais em conta, a disponibilidade dos artigos, o conhecimento das marcas e os métodos de pagamento, são os fatores decisivos, determinantes para que o mercado aderisse a este novo processo.

O estudo indica também que os hábitos de compra online estão a aumentar, tendo mais do que duplicado ao longo da última década. Hoje 4,8 milhões dos portugueses assumem comprar produtos através de plataformas digitais, 42% já o fazem pelo menos uma vez por mês e 12,1% admitem efetuar compras online pelo menos uma vez por semana.

O Barómetro mostra que 56,8% da população com mais de 15 anos faz compras online, enquanto 58,4% assume que o preço é o fator mais preponderante para a escolha das plataformas. Depois do preço, 33,2% indicam a disponibilidade do artigo, 31,7% o conhecimento das marcas, 30,3% os métodos de pagamento utilizados, como fatores preponderantes na escolha. Há ainda 30% dos inquiridos que valorizam as boas avaliações dos outros utilizadores.

É ainda interessante verificar que a avaliação destes fatores difere entre homens e mulheres, com estas a privilegiar a familiaridade e os métodos de pagamento logo a seguir ao preço, enquanto os homens destacam a disponibilidade dos artigos e as boas avaliações dos outros utilizadores.

 

Partilhar