11 maio 22
Comércio

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Online responderá por 40% das vendas de moda em 2026

Em 2026, as vendas online de roupa, calçado e acessórios atingirão mais de 740 mil milhões de euros, o que significará cerca de 40% do negócio global do sector, antecipa um estudo da consultora Euromonitor. Este patamar representará um crescimento da ordem dos 48%.

A importância do online cresceu exponencialmente durante o período mais severo da pandemia, mas, segundo o mesmo estudo, o crescimento previsto até 2026 compreende um abrandamento do registado nos últimos dois anos. Entre 2019 e 2021, o comércio eletrónico de moda cresceu 52,1%, para 500 mil milhões de euros, pesando cerca de 30% das vendas totais.

Do outro lado do retalho, as lojas físicas especializadas na moda (incluindo lojas próprias como Zara, H&M ou Uniqlo), aumentarão as suas vendas em 378% até 2026, ainda segundo o mesmo estudo da Euromonitor. Nos próximo três anos, as vendas em loja atingirão cerca de de 1,1 mil milhões de euros, apenas 18,4% mais que em 2019.

Grande parte do aumento do comércio online deve-se ao crescimento da penetração registado nos anos Covid-19, e apesar da reabertura das lojas físicas, o seu encerramento temporário serviu para mudar hábitos e muitos consumidores compraram online pela primeira vez.

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