05 dezembro 22
Comércio

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Compras online em forte destaque na Black Friday

Com base nos dados do SIBS Analytics, o comércio online continua a ganhar peso nas compras em Portugal: na última Black Friday, a 25 de novembro, mais de um quinto (22%) do valor gasto foi em compras online.

Uma quota que supera os 18% do valor de compras online no ano passado e que compara com os 16% e 12% de 2020 e 2019, respetivamente, anos marcados por fortes restrições relacionadas com o combate à pandemia de Covid-19.

Em linha com este crescimento do comércio online, o MB WAY continua a ganhar destaque e a assumir-se cada vez mais como um dos métodos de pagamento preferidos dos portugueses, refere a empresa gestora de serviços financeiros. Na Black Friday de 2022, o MB WAY foi utilizado 17,3 vezes mais nas compras físicas do que em 2019 e 5,9 vezes mais nas compras online, “mantendo a tendência de crescimento que já registou nos anos anteriores pela sua conveniência, simplicidade e segurança”.

Nos últimos anos, os consumidores têm vindo a dispersar a decisão de compra pelos vários dias da Black Week (entre 21 e 28 de novembro) , “uma vez que as campanhas comerciais relacionadas com este período também se têm estendido por este período”. Neste contexto, o dia da Black Friday de 2022 verificou um menor crescimento de valor de compras face à média do mês de novembro quando comparado com o período homólogo (1,35 vezes vs 1,5 vezes em 2021). Além disso, em linha com esta evolução, “o total de compras na Black Week aumentou 12% face ao ano passado, enquanto na Black Friday o crescimento foi de 7%”.

No que toca ao valor médio das compras, este desceu 5,4% face ao período homólogo, de 42,7 euros para 40,4 euros. Quanto à tipologia de produtos e serviços adquiridos na Black Friday, os maiores crescimentos continuam a verificar-se nas categorias de ‘Moda e Acessórios’ (2,6 vezes de crescimento face à média diária do mês de novembro), ‘Beleza Cosméticos e Perfumes’ (2,1 vezes), ‘Material Desportivo e Recreativo’ (1,6 vezes) e ‘Jogos, Brinquedos e Bens de Puericultura’ (1,5 vezes). No Top 5 deste ano verificou-se a entrada da categoria de ‘Decoração e Artigos para o Lar’ e a saída da categoria de ‘Tecnologia’.

A nível distrital, é em Coimbra, Braga e Bragança que se verifica o maior crescimento de compras na Black Friday face à média do mês de novembro, enquanto os distritos mais a sul, Santarém e Portalegre estão entre aqueles que apresentam menor crescimento.

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