Maria Monteiro
Foi com o ‘Solar Wash Protect’, uma solução inovadora e sustentável, que a empresa portuguesa ChemiTek conquistou o Prémio CeNTI Inovação, lançado no âmbito do Projeto Green4Industry. A tecnologia é utilizada para limpeza de painéis solares fotovoltaicos e térmicos e proteção antiestática, minimizando custos e tempo de manutenção.
Reconhecer, promover e divulgar atividades impulsionadas pelo ecossistema empresarial português na área da sustentabilidade e transformação digital para os sectores da energia, transportes e indústria foram os principais objetivos do prémio – não pecuniário mas no valor de 2.500 euros.
O ‘Solar Wash Protect’ utiliza uma tecnologia líquida avançada para quebrar e dissolver uma ampla gama de sujidade orgânica, como poeira, excrementos de pássaros, pólen e outros contaminantes que se acumulam na superfície dos painéis ao longo do tempo. A fórmula exclusiva também fornece proteção antiestática que ajuda a evitar o acúmulo futuro de sujidade. Além de facilitar a limpeza, reduz em até 50% o consumo de água, prolonga a vida útil dos painéis e, por ser seguro e atóxico, não os danifica.
A ChemiTek está sediada em Esposende e dedica-se ao desenvolvimento de produtos altamente eficientes e amigos do ambiente. As tecnologias criadas têm uma base ecológica, nomeadamente através da seleção de matérias-primas biodegradáveis, utilização de energia solar para alimentar a fábrica e embalagem 100% recicláveis. Segundo César Martins, CEO da ChemiTek, a empresa já evitou a emissão de 9.400 toneladas de CO2 e economizou três milhões de litros de água apenas com este produto.