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Aproxima-se a maior e mais importante feira têxtil da América Latina, a Febratex, que decorrerá entre 23 e 26 de agosto em Blumenau, no Parque Vila Germânica, Brasil – e contará com a presença da MaSo Studio, sampLess, Impulgest, FILC, A. Sampaio, Carvema, Coltec, Foot By Foot, Joaps e Lemar, as empresas que compõem a comitiva ‘From Portugal’. Juntam-se dois fóruns – iTechStyle Showcase e iTechStyle Green Circle – desenvolvidos pelo CITEVE em parceria com a Associação Selectiva Moda.
Para aquela que se espera ser uma das maiores edições de sempre, as expetativas da comitiva nacional são elevadas. “Vamos com muitas expetativas de fazer bons negócios, novos contactos, perceber o mercado e como se faz negócio do outro lado do oceano”, refere Tomás Soeiro, co-fundador da MaSo Studio. A empresa liderada por Tomás Soeiro e Manuel Ferreira apresentará serviços de consultoria na área têxtil, com especial foco na gestão de cor. A MaSo Studio estará integrada no recente espaço dedicado a start-ups, sendo a única empresa internacional presente naquela zona.
Também a sampLess assume expetativas elevadas: “Esta edição é muito aguardada, será a primeira vez com espaço dedicado à digitalização e à virtualização”, diz o CEO Paulo Salgado. “Estamos em expansão no Brasil, já temos vários projetos em cursos, nomeadamente junto de grandes cadeias de retalho. Vimos aqui entregar soluções na área da virtualização de amostras com diferentes níveis de autonomia”. A sampLess estará no espaço Febratex Conecta, “um ponto de conexão de excelência para chegar às indústrias brasileiras”, com o objetivo de reduzir o número de protótipos físicos e introduzir rapidez no processo de criação de novos produtos.
Em estreia nesta 17ª edição da feira estará a Impulgest. “Queremos uma cobertura completa do Brasil e a participação na Febratex abre caminho para várias zonas do país de uma forma mais direta”, justifica Carlos Silva, gerente da empresa de Vila Nova de Gaia dedicada aos serviços de consultoria de sustentabilidade para a indústria têxtil e do couro.
A participar pela primeira vez está também a FILC. “Já temos clientes no mercado brasileiro, esta presença é um cimentar das relações. Somos distribuidores exclusivos da Morgan no Brasil e como tal fazia todo o sentido estarmos presentes”, declara a empresa especializada em máquinas de corte.
O know-how das empresas portuguesas estará também em destaque em palestras organizadas pela própria Febratex. A MaSo Studio dará uma palestra no dia 24 sobre o ‘Poder da normalização na indústria têxtil’; e a sampLess fará uma apresentação a 26, sobre o ‘Processo de digitalização na indústria’.
Refira-se ainda que é a primeira vez que o iTechStyle Green Circle viaja até à América Latina para apresentar a sustentabilidade ‘made in Portugal’.
A participação das empresas portuguesas PME na Febratex é uma iniciativa da Selectiva Moda e da ATP – Associação Têxtil e Vestuário de Portugal, que visa promover a internacionalização das empresas portuguesas da área da Moda. O projeto ‘From Portugal’ é co-financiado pelo Portugal 2020, no âmbito do Compete 2020 – Programa Operacional da Competitividade e Internacionalização e de Lisboa 2020 – Programa Operacional Regional de Lisboa, tendo um montante de apoio elegível de 6.648.794,78 €, dos quais 3.735.305,80 € são provenientes da União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.