26 agosto 22
Feiras

Bebiana Rocha

From Portugal soma inúmeros contactos na Febratex

Uma verdadeira enchente. É assim que a comitiva ‘From Portugal’ e o próprio CITEVE descrevem o ambiente que se vive na Febratex, que decorre em Blumenau (Brasil) desde terça-feira (23). Depois de quatro anos sem aquela que é a maior feira da América Latina, os compradores estão sedentos por explorar as novidades e têm dirigido as atenções para os produtos portugueses.

“Não tenho memória de estar numa feira com um fluxo tão grande de visitantes. Temos informação que o número de expositores também cresceu desde a última edição e o facto de a Febratex, por causa da pandemia não acontecer há quatro anos terá de certeza influência no número de pessoas que estão a visitar a feira”, afirma Cristina Castro, relações públicas do CITEVE.

“É a terceira vez que participamos na Febratex, a primeira com o fórum iTechStyle Green Circle, e o balanço é excelente. Recebemos pessoas interessadas em saber como trabalhamos, e muito interessadas nos produtos que estão expostos. Os visitantes levam o catálogo com os nomes das empresas, passamos contactos…”, afirma em tom entusiasmado, revelando que houve inclusive visitantes a quererem especificamente tecidos que estavam em exposição.

Opinião idêntica sobre o sucesso desta edição tem a MaSo Studio: “A nível de área não será tão grande como algumas feiras europeias, mas a quantidade de stands e de pessoas é brutal, é um país com muita dimensão”, confirma Tomás Soeiro, cofundador da empresa, adiantando que tiveram mesmo de mudar de sítio devido ao intenso movimento nos corredores. “Estávamos no Startup Corner, mas pela força da quantidade de pessoas que vieram à feira era muito difícil falar, então passamos para junto do CITEVE e de outras empresas portuguesas, junto ao Febratex Conecta, onde está também a sampLess e a Smartex AI”, situa Tomás Soeiro.

A sampLess apresenta na feira visualizações de protótipos em realidade aumentada, uma abordagem que tem despertado interesse por parte das melhores marcas de moda do Brasil. “Tem corrido muito bem, já despertámos o interesse não só de grandes empresas, como também de jovens estilistas que procuram na tecnologia 3D, meios mais sustentáveis e eficientes para combater custos e desperdícios elevados na fase de desenvolvimento de novos produtos”, resume o CEO Paulo Salgado. As universidades abordaram a sampLess no sentido da empresa fazer uma apresentação para os alunos dos cursos de Moda e Estilismo. “Depois da feira já tenho a agenda preenchida com visitas para as próximas duas semanas”, afirma.

Na passada quarta-feira (24) o espaço de palestras Febratex Summit contou com duas intervenções portuguesas. Ao final da tarde, o CITEVE deixou o seu contributo com uma apresentação sobre a evolução do sector têxtil português e de que forma a ITV portuguesa se tornou numa das mais inovadoras e sustentáveis do mundo.

A encerrar o segundo dia de certame esteve a MaSo Studio com uma palestra sobre ‘O Poder da Normalização na Têxtil’, “um tema especialmente relevante para o mercado brasileiro, uma vez que precisa urgentemente de olhar para o desperdício e para a economia de recurso com outros olhos”, conclui Tomás Soeiro.

Em crescendo de movimento ao longo destes já três dias de feira, é esperado que esta sexta-feira (último dia de Febratex) o fluxo de visitantes não abrande, deixando a comitiva ‘From Portugal’ e o CITEVE sem mãos a medir.

A participação das empresas portuguesas PME na Febratex é uma iniciativa da Selectiva Moda e da ATP – Associação Têxtil e Vestuário de Portugal, que visa promover a internacionalização das empresas portuguesas da área da Moda. O projeto ‘From Portugal’ é co-financiado pelo Portugal 2020, no âmbito do Compete 2020 – Programa Operacional da Competitividade e Internacionalização e de Lisboa 2020 – Programa Operacional Regional de Lisboa, tendo um montante de apoio elegível de 6.648.794,78 €, dos quais 3.735.305,80 € são provenientes da União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

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