25 novembro 20
Exportações

T

Portugal foi o único país a aumentar vendas para Espanha

Nos primeiros nove meses do ano, a Espanha importou de Portugal artigos de moda (vestuário, calçado, acessórios, joelharia e perfumaria) no valor de 729,7 milhões de euros, mais 2,4% do que no mesmo período do ano anterior: a moda espanhola é cada vez mais produzida em Portugal. O país, parceiro histórico como consumidor e como fornecedor, é o único polo produtivo que aumentou as vendas a Espanha nos primeiros nove meses do ano.

Segundo dados estatísticos coligidos pela Icex, homóloga da AICEP, Portugal foi o único dos dez maiores fornecedores de artigos de moda a Espanha que aumentou as suas vendas e o único entre os 20 primeiros juntamente com Mianmar.

As compras de artigos de moda a Portugal ascenderam a 729,7 milhões de euros, face a 712,6 milhões de euros no ano anterior, o que coloca o país como o sétimo maior fornecedor moda da Espanha. Em 2019, Portugal ocupava o nono lugar, atrás da Alemanha e da Índia, segundo dados do Icex Spain Export and Investments.

Em contraste, a Espanha reduziu bastante suas importações de outros dos seus grandes centros de produção. Entre janeiro e setembro, as compras à China caíram 16,7%, ao Bangladesh derraparam 16,7%, e à Turquia diminuiram 20,5%. As importações de moda de mercados como Itália, França e Marrocos registaram quedas entre 20% e 30% nos primeiros nove meses do ano.

Segundo o Icex, a proximidade, rapidez e flexibilidade, fatores em que a indústria têxtil e do vestuário portuguesa aposta há anos, tornaram-na num dos polos preferidos dos empresários espanhóis durante a pandemia.

Partilhar